• Telefone:  (61) 98195.1737 | (82) 99949.9091
  • Contate-nos! O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Dicas

Memória

Não confie na sua memória. Leve sempre um roteiro como apoio.

•  Algumas pessoas memorizam suas apresentações palavra por palavra imaginando que assim se sentirão mais confiantes. A experiência demonstra que, de maneira geral, o resultado acaba sendo muito diferente. Se você se esquecer de uma palavra importante na ligação de duas idéias, talvez se sinta desestabilizado e inseguro para continuar. O pior é que ao decorar uma apresentação você poderá não se preparar psicologicamente para falar de improviso e ao não encontrar a informação de que necessita, ficará sem saber como contornar o problema.

•  Use um roteiro com as principais etapas da exposição, e frases que contenham idéias completas. Assim, diante da platéia, leia a frase e a seguir comente a informação, ampliando, criticando, comparando, discutindo, até que essa parte da mensagem se esgote. Depois, leia a próxima frase e faça outros comentários apropriados à nova informação, estabeleça outras comparações, introduza observações diferentes até concluir essa etapa do raciocínio.

•  Aja assim até encerrar a apresentação. 

•  Uma grande vantagem desse recurso é que você se sentirá seguro por ter um roteiro com toda a seqüência da apresentação, ao mesmo tempo que terá a liberdade para desenvolver o raciocínio diante do público. 

•  Se a sua apresentação for mais simples poderá recorrer a um cartão de notas, uma cartolina mais ou menos do tamanho da palma da mão, que deverá conter as palavras-chave, números, datas, cifras, e todas as informações que possam mostrar a seqüência das idéias. 

•  Com esse recurso você bate os olhos nas palavras que estão no cartão e vai se certificando que a seqüência planejada está sendo seguida.

Tem alguma dúvida? Quer mais informações ? Fale Conosco!

Comunicação & Liderança

carlos conce

“Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos“. Papa Francisco

 

Eis uma verdade que pertence a toda a humanidade e, mais ainda, aos humanos que lideram.  Logo, estudar as melhores formas de comunicar para construir conexões com os liderados e com o mundo é imprescindível para os líderes. Eis o objetivo deste blog. Após duas décadas escrevendo como colunista da Gazeta de Alagoas – o jornal tradicional – faço hoje a minha estreia como blogueiro da Gazetaweb.com, com muita honra.

CLIQUE PARA VER MAIS