
Use uma linguagem correta.
• Uma escorregadinha na gramática aqui, outra ali, talvez não chegue a prejudicar sua apresentação. Afinal, quem nunca comete erros gramaticais que atire a primeira pedra. Entretanto, alguns erros grosseiros poderão prejudicar a sua imagem e a da instituição que estiver representando.
• Tenho relacionado alguns erros comuns cometidos até por aqueles que ocupam posições hierárquicas importantes e sinto que as platéias que os ouvem duvidam da formação e da competência de quem os comete.
• Os mais graves são: 'fazem tantos anos', 'menas', 'a nível de', 'somos em seis', 'meia tola', entre outros.
• Mesmo que você tenha uma boa formação intelectual, sempre valerá a pena fazer uma revisão gramatical, principalmente quanto à conjugação verbal e às concordâncias.
Tem alguma dúvida? Quer mais informações ? Fale Conosco!
Saiba que o medo é uma das cinco emoções básicas do ser humano, se você é humano, também deve sentir a adrenalina no seu sangue quando for iniciar uma apresentação. Não pense que esse nervosismo é privilégio só seu.
Respire fundo. Além de levar o ar para o estômago, leve-o também para os pulmões; cada vez que você repetir esse procedimento, o coração estará sendo comprimido e diminuirá seu ritmo de pulsação.
Concentre-se na saudação ao público e na idéia inicial a ser exposta. Pronuncie suas primeiras palavras em ritmo desacelerado, ou seja, fale devagar e naturalmente para ouvir melhor a sua voz.
Sem público, não existe orador. Entretanto, a grande magia da oratória está no influenciar para a sua idéia, transitando pelas idéias dos ouvintes.
Conheça a história de sucesso de um homen que tinha o sonho de ser professor, mas não um professor comum ele queria ensinar as pessoas técnicas para que elas se tornassem lideres para o mundo, mas principalmente lideres de si mesmo.
Assista ao vídeo e veja saiba como tudo começou.